sexta-feira, 23 de setembro de 2011

abdômen

Anatomia

 
Mãos a obra
Vamos conversar sobre o erro mais grave que as pessoas cometem ao treinar o abdômen: achar que vão perder a barriga fazendo centenas de abdominais, isso é um equívoco. A única coisa que os abdominais irão ajudar é em fortalecer esta região, deixa-la mais rígida e tão pouco vai ajudar na queima de gordura.

Não existe uma maneira de queimar gordura local, isso é um mito. Para queimar gordura é só com exercícios aeróbicos, tais como natação, corrida, spinning entre outras.Aliada a uma boa dieta com atenção aos carboidratos. Pois para a ver a queima, você terá que fazer com que tenha um balanço calórico negativo no seu corpo, ou seja, queimar mais calóricas do que você ingere no dia-a-dia.
E para auxiliar essa queima o único jeito é ralar a camisa, serei franca. Tudo vai depender da frequência cardiaca. Um exercício físico sendo executado na frequência cardiaca alta, pode queimar até 70% dos carboidratos e 30% da gordura, outros nívels de frequência podem inverter estes fatores.


Qual é a importância do treinamento do abdômen ?
Abdômen fraco pode contribuir para problemas na lombar. Um abdômen forte ajuda na postura da espinha evitando lesões. Abdômen fraco também pode ser a causa de dores crônicas nas costas, mais comum em pessoas sedentárias, também pode causar hiperlordose. Então, independente de qual seja o seu objetivo em relação ao abdômen, o treino deste músculo é extremamente importante. Tanto para a estética como prevenção de lesões.

A pergunta mais comum das pessoas é “Como treinar o abdômen ?”. Apenas lembre-se, o abdômen é um músculo como qualquer outro, e precisa de tempo para se recuperar depois de um treino pesado, apesar de este se recupera de maneira mais rápida que outros. Se você deseja treinar o abdômen apenas para prevenir lesões, você pode treinar de 3 a 4 dias por semana, sem carga nos exercícios, ex: abdominal sem peso, abdominal declinado sem peso, etc… Se você deseja desenvolver os seu abdômen para estética ou seja, deixar o famoso “tanquinho”, treine de 2 a 3 vezes por semana, apenas. Usando técnicas mais avançadas, use peso nos exercícios e pode ser feito de 6 a 8 séries por exercício.


Exercícios Abdominais
TIPO 1 - Deitado decúbito dorsal ( de costas ), com as pernas flexionadas, pés no chão, mãos atrás da nuca. Flexione o Tronco ( no máximo 45 ? ) sem tirar a região lombar do chão. Retorne ? posição inicial. (Com ou sem aparelho)
Região trabalhada:


Execução:



 
TIPO 2 - Deitado decúbito dorsal, pernas flexionadas cruzadas e elevadas ? 45?, mãos atrás da nuca realize a flexão do tronco sem tirar a lombar do chão. Retorne ? posição inicial. (Com ou sem apoio)
Região trabalhada:
Execução:
TIPO 3 - Deitado decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, cruze uma perna sobre a outra deixando o tornozelo na altura do joelho. Coloque a mão do braço contrário ao da perna flexionada atrás da nuca. Estenda a outra mão paralela ao corpo. Flexione a outra perna e execute o exercício do lado oposto.
Região trabalhada:
Execução:

 
TIPO 4 - Deitado de costas, com as pernas flexionadas e elevadas ? 90 ?. Realize a flexão das pernas sem tirar a região lombar do chão.
Região trabalhada:
Execução:


TIPO 5 – Deitado decúbito dorsal, joelhos flexionados, mãos na nuca. Eleve e gire o tronco, alternando o cotovelo esquerdo em direção ao joelho direito e vice-versa. Mantenha as pernas imóveis durante o movimento e o abdômen contraído.
Região trabalhada:
Execução:


Exercícios para fazer com aparelhos na academia
Abdominal com rodinha(na minha academia tem):
Região trabalhada:
Execução:


Abdominais com rodinhas e apoio de joelho:
Região trabalhada:

Execução:

Puxada na polia alta:
Região trabalhada:
Execução:


Puxada na roldana alta 2(Pode-se fazer sentado na cadeira de puxada atrás para as costas)
Região trabalhada:

Execução:


Finalizando
Para exercícios sem máquina, você pode fazer séries 3 exercícios. 
Dois sem aparelho e um no aparelho. Fazendo 4 x quantas você aguentar nos sem aparelho e 4×15 no aparalho(Puxada na roldana alta por exemplo)



13 comentários:

  1. Affff maria esse da rodinha ñ consigo fazer...tá linda flor!!!

    ResponderExcluir
  2. Menina, isso não é um abdomen, é uma rocha!

    ResponderExcluir
  3. brigadah Ana Paula Scrat... Eliane,não consegue pq?

    ResponderExcluir
  4. essa rodinha é excelente mesmo, mas eu só consigo om os joelhos no chão ainda...estou te seguindo continue com as dicas estou adorando!

    ResponderExcluir
  5. e só para motiiiva maiiis aiinda os seuuus lindos resuultados!

    adorei as diiicas.. as vezes nao sei para qual parte é os exercicios.. musculo nao ta tonificado ai doi tudo ao mesmo tepmooooo hahahah

    aprendeu a mexer??
    hahah qualquer duvida estamos ai

    to seguiiindoo
    beijooos

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkk... Rafaela tô apanhando um pouco ainda.. mais devagar chego lá.. haha!! =D

    ResponderExcluir
  7. Giseleee... tá linda demais... peguei todas as dicas!!!! Um dia ainda vou olhar p/ o meu panceps com a mesma expressão de orgulho q vc ta olhando para seus gominhos!!! Parabénsss gata!!!

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas. Com quanto tempo conseguiu modificar seu corpo!

    ResponderExcluir
  9. sua barriga parece a da Dani Tamega ;O prestei atenção nisso agora.. olhaaa :

    http://3.bp.blogspot.com/-bvKO3sWcHFM/Tkq3CNj1kZI/AAAAAAAAJYE/fFVPG2QfTWM/s1600/Screen+shot+2011-08-16+at+1.29.30+PM.png

    parece ahsuahsa

    duas lindas! beijos ;*

    ResponderExcluir
  10. VC tá um ARRASOOOOOOOOOOOOO....

    Quanto tempo em dieta e aeros fortes vc conquistou este sonho de abd?????

    Conta a receita...

    :D

    ResponderExcluir
  11. Gentee... respondendo a todas.. tenho 2 anos de treino. fiz 2 dietas especificas pra perca de gordura(foi qdo comecei a ver os gominhos) depois disso só mantenho a alimentaçã certinha e equilibrada! •Quem quer consegue!!

    ResponderExcluir
  12. Menina vc é mesmo linda. Parabéns.

    Agora fala um pouco dessas dietas aí...eu quero ganhar 7 kg q perdi do natal pra cá... mas já sei q a panceps vai vir junto com esse peso q pretendo ganhar.

    Queria ganhar massa e n ganhar pança e ainda mais perder esse ovinho que se mantém no meu corpo mesmo estando magra como um fakir (59,5 kg).

    ResponderExcluir