sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Qual a Diferença Entre o Peso dos Músculos e da Gordura ?

Existe uma diferença significativa entre o peso da gordura e dos músculos. Claro, um quilo pesa um quilo e isso nunca vai mudar. Porém, quando comparamos musculo e gordura chegamos a seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto que a gordura, ou seja, um quilo de gordura ocupa muito mais espaço do que um quilo de músculo.
Algumas pessoas que estão acima do peso não percebem o quanto serão diferentes perdendo apenas 10kg. Eles olham para dois sacos de açúcar e pensam que perder essa quantidade de peso não fará nenhuma diferença. No entanto, 10kg de gordura ocupam muito mais espaço do que 10kg de açúcar. Perdendo 10kg essas pessoas provavelmente trocariam alguns números de roupas e se sentiriam melhor consigo mesmas.

Em contrapartida, o peso do músculo é bem compactado. Um quilo de músculo não ocupa muito espaço. Algumas pessoas que precisam perder grande quantidade de peso são relutantes em fazer musculação, pois acreditam que não vão perder medidas dessa forma.

Para os que estão na situação que citei acima, sugiro que comecem a fazer musculação imediatamente. Provavelmente o processo de perder peso será um pouco mais lento, porém a gordura será substituída por músculos, melhorando muito seu visual e auto-estima. Mesmo antes de atingir a Definição Muscular, a diferença na postura será visível.

Outro fator importante a ser lembrado é que o músculo não se desenvolve do dia para a noite. Então, para que esperar perder 30kg de gordura antes de começar a ganhar músculos? O processo será muito mais demorado e a flacidez na pele será bem visível, o que esteticamente não é muito legal.

Concluindo, podemos avaliar que o peso não é um fator que pode ser usado para definir se uma pessoa está em forma ou não. Dois homens da mesma altura e com o mesmo peso podem ser totalmente diferentes esteticamente, já que um pode ter alto índice de gordura corporal e o outro uma boa densidade muscular.

. .. a primeira 60 kg      Na segunda (depois de 2 anos)... 61 kg. 
MUSCULAÇÃO É SHOW!!!
  

7 comentários: